terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

"Falar sobre Benfica"




O relato de histórias de vida como forma de análise dos processos sociais de mudança na freguesia de Benfica.




Os relatos biográficos e autobiográficos são comummente utilizados por disciplinas das Ciências Sociais (como seja a Antropologia).
No método biográfico, o objecto de estudo é o indivíduo, na sua singularidade.

O que pretendemos com o projecto "Gente de Benfica" é precisamente o contrário!...

Através das histórias de vida únicas e singulares de indivíduos que vivam ou tenham vivido em Benfica, em diferentes períodos de tempo, tentaremos conseguir alcançar a história mais vasta dos próprios processos de mudança social, através dos tempos, numa freguesia da cidade de Lisboa.

Aquilo a que nos propomos:

- Recolher as histórias de vida de pessoas comuns, que vivem ou viveram em Benfica (através de entrevista com gravação áudio, recolha e digitalização de documentos de apoio que nos possam ser fornecidos por parte do entrevistado - para caracterizar melhor a época em que viveu na freguesia).

- Transcrever as gravações áudio em formato texto na primeira pessoa (com um texto livre e sem menção às intervenções do entrevistador, como se fosse o próprio entrevistado a escrever as memórias).

- Tornar essas histórias de vida acessíveis na internet, através deste projecto, como forma de perpetuar as memórias e vivências dos espaços de um património comum.




Caso esteja interessado em participar com a sua "estória" de vida em Benfica (ou conheça alguém que considere que fosse importante entrevistarmos), contacte-nos para:

palavraseimagens@gmail.com





6 comentários:

Anónimo disse...

boa noite. encontrei o seu blog por acaso. Ja morei em benfica, tenho agora 25 anos e vivi lá desde que nasci até aos meus 6 anos. tenho memorias lindas de lá viver e tenho familia que lá viveu muito mais tempo que eu. não lhe respondi para o email, pois não sabia se estaria interessada em ouvir a minha história
o meu mail é porta_xaves@hotmail.com
(actualmente não moro muito longe... Cacém)

José J.C. Serra disse...

só de benfica ou tb de são domingos de benfica?
ótima iniciativa.
abraço

Alexa disse...

Bom dia J. C. Serra e muito obrigada pelo seu comentário.
Por uma questão de logística, apenas temos estado a realizar entrevistas em Benfica (onde residimos); mas, se nos puder enviar por e-mail (palavraseimagens@gmail.com) a sua sugestão de alguém em São Domingos de Benfica, podemos estudar a viabilidade dessa entrevista e tentar realizá-la.
Obrigada.

(Alexandra Carvalho)

Betty disse...

Fantástica iniciativa, muitos parabéns!! Comprei casa em Benfica este ano, em agosto, e decidi procurar a história de Benfica. Deparei-me com este blog e se tiver oportunidade de junto das minhas vizinhas, poder conttibuir para o mesmo, será com um enorme prazer que o faço. Obrigada mais uma vez. Elisabete

Betty disse...

Fantástica iniciativa, muitos parabéns!! Comprei casa em Benfica este ano, em agosto, e decidi procurar a história de Benfica. Deparei-me com este blog e se tiver oportunidade de junto das minhas vizinhas, poder conttibuir para o mesmo, será com um enorme prazer que o faço. Obrigada mais uma vez. Elisabete

isabel disse...

Sou natural de Benfica/Lisboa nasci em 1951(em casa),na época freguesia de Benfica hoje é S. Domingos de Benfica mudam os nomes às zonas que acabamos por não saber a onde se pertence. Cresci na rua Emília das Neves e depois fui morar para o Bairro de Santa Cruz até que casei.E achei esta vossa iniciativa muito interessante, obrigada, pois também sempre quis saber a história de Benfica, e dos palacetes e chalés que não foram preservados.